Bacia Amazônica
- EAS AMBIENTAL
- 29 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

É formada por todos os rios, córregos e demais tipos de mananciais que deságuam suas águas no rio Amazonas. Essa bacia abrange estados brasileiros (Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá), além de países vizinhos (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Bolívia).
A bacia amazônica abrange uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo a maior bacia hidrográfica do mundo, é responsável por cerca de um quinto do fluxo fluvial total do mundo, sendo que a água que flui pelos rios amazônicos equivale a 20% da água doce líquida da Terra.
A navegação no rio é feita por barcos de pequeno, médio e grande porte considerada uma atividade econômica essencial da região (transporte de produtos agrícolas, por exemplo) e ainda, auxilia na vida das diversas populações ribeirinhas que lá vivem. Dessa forma, as hidrovias correspondem ao meio de transporte mais importante de deslocamento e comunicação entre as cidades da região.
A região hidrográfica da Amazônica é formada por córregos, restingas, praias, igarapés, matas inundadas, lagos de várzea, dentre outros. Assim, muitos rios caudalosos formam a Bacia Amazônica sendo os principais:
Rio Amazonas
Rio Negro
Rio Solimões
Rio Madeira
Rio Trombetas
Rio Purus
Rio Tapajós
Rio Branco
Rio Javari
Rio Juruá
Rio Xingu
Rio Japurá
Rio Iça
Engenheira Ambiental e Sanitária
Mariene Bonfim Holanda
Crea SP: 5070136280
Comments