top of page

Conceito de áreas degradadas

  • EAS AMBIENTAL
  • 22 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Ação antrópica: ação do homem sobre o ambiente.

O Decreto Federal 97.632/89 define o conceito de degradação ambiental como sendo “processos resultantes de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade produtiva dos recursos naturais.”


✔ DEGRADAÇÃO

"Conjunto de processos resultantes de danos no meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como, a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais" (Decreto Federal 97.632/89).


✔ DEGRADAÇÃO DO SOLO

"Alterações adversas das características do solo em relação aos seus diversos usos possíveis, tanto estabelecidos em planejamento quanto os potenciais". (ABNT, 1989).


✔ RESTAURAÇÃO ("restoration")

Reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção.

✔ RECUPERAÇÃO ("reclamation")

" Local alterado é trabalhado de modo que as condições ambientais acabem se situando próximas às condições anteriores à intervenção; ou seja, trata-se de devolver ao local o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuantes" .

✔ REABILITAÇÃO ("reabilitation")

"Local alterado destinado a uma dada forma de uso de solo, de acordo com projeto prévio e em condições compatíveis com a ocupação circunvizinha, ou seja, trata-se de reaproveitar a área para outra finalidade" .

✔ REMEDIAÇÃO ("remediation")

"Ações e tecnologias que visam eliminar, neutralizar ou transformar contaminantes presentes em subsuperfície (solo e águas subterrâneas). Refere-se a áreas contaminadas".



➡ TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO

Revegetação: Desde a fixação localizada de espécies vegetais (herbáceas ou arbóreas), até reflorestamentos extensivos;

Tecnologias Geotécnicas: Execução de obras de engenharia (com ou sem estruturas de contenção e retenção), incluindo as hidráulicas, que visam a estabilidade física do ambiente;

Remediação: Execução de métodos de tratamentos predominantemente químicos (ou biológicos) destinados a eliminar, neutralizar, imobilizar, confinar ou transformar elementos ou substâncias contaminantes presentes, atingindo a estabilidade química do ambiente.


➡ SOLOS DEGRADADOS Para a recuperação de solos degradados necessita-se:

Correção da degradação, no sentido de estabelecer o equilíbrio dos processos do meio físico;

Trabalhos de manutenção, de modo a evitar a reativação destes processos e a conseqüente anulação das medidas corretivas.



Engenheira Ambiental e Sanitária

Mariene Bonfim Holanda



 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
bottom of page