top of page

↪ Esgoto e saúde

  • EAS AMBIENTAL
  • 29 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

O esgoto é formado pela água utilizada nas atividades diárias, como lavar a louça, roupas, tomar banho, dar descargas. Além da água servida, o esgoto contém dejetos e, se não receber o tratamento adequado, contamina o meio ambiente e prejudica a saúde pública. Por isso, o tratamento de esgoto é um serviço tão importante para a qualidade de vida da população.


Existem 3 tipos de esgoto:

  • Esgoto doméstico: Que vêm das residências, é destinado para escoamento da água do banho, da lavagem de roupas, de louças e da descarga do vaso sanitário.

  • Esgoto industrial: É formado pelos resíduos das indústrias. O esgoto doméstico, assim como o esgoto industrial, necessitam de tratamento em estações próprias, para no fim do processo a água apresentar condições de voltar à natureza.

  • Esgoto pluvial: Que coleta a água da chuva é direcionado para as galerias pluviais, que são os sistemas de dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento das águas pluviais coletadas pelas bocas coletoras ou sarjetas. As galerias evitam acúmulos de águas nas vias públicas e levam a água até os rios, córregos e mares.

✔ Tratamento e sua Importância

  • O sistema de coleta e tratamento do esgoto são importantes para a saúde da pública, pois evita a contaminação das pessoas e a transmissão de doenças, além de preservar a natureza. O esgoto não tratado contém micro-organismos, resíduos tóxicos, bactérias e fungos. O despejo do esgoto não tratado, nas águas dos rios, provoca a destruição do ecossistema, com a mortandade dos peixes e a destruição da flora. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o saneamento básico é o conjunto de serviços, instalações operacionais e infraestrutura de manejo das águas pluviais, drenagem, tratamento de resíduos sólidos, limpeza urbana, esgoto sanitário e abastecimento de água potável. Está comprovado que existe uma relação direta entre a falta de saneamento e a taxa de mortalidade da população, causada por diarreia, hepatite, cólera, dengue, infecção na pele etc.

As doenças são transmitidas pela ingestão de água contaminada, pelo contato da pele com o solo contaminado ou através de parasitas e mosquitos transmissores de doenças.


FONTES: Toda Matéria e Água Guariroba


Engenheira Ambiental e Sanitária

Mariene Bonfim Holanda




 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
bottom of page